Ano novo, layout novo. Já faziam alguns meses que o meu blog estava fora do ar por problemas técnicos, então resolvi começar do zero e procurar novas formas de manter ele. Antes eu usava o framework Wordpress, e hosteava ele numa máquina virtual na nuvem (alguns anos na AWS, outros na Google Cloud). Dessa vez eu pesquisei e descobri um framework chamado Hugo, que simplifica bastante as coisas. Ele é muito mais flexível, não precisa de banco de dados, e nem de uma máquina virtual inteira. O site agora é estático e eu tenho mais opções quanto a hospedagem. O código fonte está no próprio Github, e a hospedagem está no Github Pages (de graça).
O único problema é que eu vou ter que migrar todos os posts to blog antigo para o novo. Estou fazendo isso aos poucos, e vou aproveitar pra filtrar os posts que eram ruins ou seriam irrelevantes hoje em dia (quase todos haha).
Gostaria de voltar ao ritmo de escrever mais posts técnicos, como tutoriais e editoriais. Recentemente eu li uma citação que dizia “Escrever é entender”. Isso ressoou muito comigo pois eu sinto que quando eu tentava explicar algo no meu blog eu realmente me esforçava pra aprender tudo sobre o assunto pra poder explicar de maneira concisa e clara. Esse processo fazia com que eu aprendesse muito mais do que uma sessão de simples resolução de problemas.
Eu ainda tenho o sonho de ser um grande mestre no Codeforces, e quem sabe se eu mudar um pouco minha estratégia de estudos, eu consiga evoluir e chegar lá.