liga de programação 2020

Depois de altos e baixos, gostaria de compartilhar minha experiência ajudando na organização da Liga de Programação 2020, que aconteceu no portal Neps Academy no decorrer deste ano.

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal que colaborou com as etapas:

  • Diego Rangel (exercícios);
  • Francisco Filho (exercícios);
  • Gabriel Duarte (exercícios);
  • Gustavo Policarpo (exercícios);
  • Sisterolli (exercícios);
  • Thalyson Nepomuceno (testes);
  • Thiago Nepomuceno (criação e manutenção do portal);
  • Vitor Hugo (exercícios);

A seguinte tabela resume os dados sobre as quatro etapas realizadas neste ano:

EtapaData# problemas# usuários registrados# usuários ativos
111/046265159
223/056166105
318/07711689
405/1279066

A quantidade de usuários claramente diminuiu no decorrer das competições, e não por acaso. Conforme vou detalhar neste post, nós cometemos alguns erros por falta de experiência, o que acabou dispersando o público. O formato da competição também não foi ideal, pois quem não participava das primeiras etapas não sabia se valia a pena participar das novas.

O lado positivo, porém, é que o feedback sobre as competições foi aumentando com o tempo, o que indica que a cada nova etapa nós corrigimos as falhas anteriores e melhoramos a qualidade das competições.

No restante do post eu vou descrever mais detalhes sobre a organização de cada etapa, e no fim eu vou falar sobre os planos da Liga para o ano de 2021.

Continuar lendo liga de programação 2020

A história do Neps Academy

No decorrer da minha jornada como competidor eu conheci muita gente online: competidores, problem setters, professores e entusiastas. Mesmo se tratando de uma competição, essa comunidade sempre me pareceu muito colaborativa. Durante os estudos, pedir ajuda aos meus “oponentes” (competidores de universidades diferentes) nunca foi um problema.

Quando me mudei para a Alemanha, no final de 2018, tive o prazer de conhecer pessoalmente uma dessas pessoas, Thiago Nepomuceno, mestre em Ciência da Computação pela UECE (Universidade Estadual do Ceará) e atualmente doutorando na FAU (Friedrich-Alexander-Universität, Alemanha).

Thiago é o fundador e mantenedor do portal Neps Academy. O portal disponibiliza diversas ferramentas para estudantes de programação: cursos em diversos tópicos da área (pagos e gratuitos), centenas de exercício de programação (com correção automática pelo juiz online), competições de programação, entre outras.

eu, Thalyson (irmão de Thiago), e Thiago Nepomuceno

Pela primeira vez no meu blog eu decidi entrevistar alguém, e ninguém melhor do que o Thiago. Neste post eu pretendo falar um pouco sobre a sua história: sua motivação, a criação e depreciação do portal CodCad, e a criação e manutenção do portal Neps Academy.

Continuar lendo A história do Neps Academy