liga de programação 2020

Depois de altos e baixos, gostaria de compartilhar minha experiência ajudando na organização da Liga de Programação 2020, que aconteceu no portal Neps Academy no decorrer deste ano.

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal que colaborou com as etapas:

  • Diego Rangel (exercícios);
  • Francisco Filho (exercícios);
  • Gabriel Duarte (exercícios);
  • Gustavo Policarpo (exercícios);
  • Sisterolli (exercícios);
  • Thalyson Nepomuceno (testes);
  • Thiago Nepomuceno (criação e manutenção do portal);
  • Vitor Hugo (exercícios);

A seguinte tabela resume os dados sobre as quatro etapas realizadas neste ano:

EtapaData# problemas# usuários registrados# usuários ativos
111/046265159
223/056166105
318/07711689
405/1279066

A quantidade de usuários claramente diminuiu no decorrer das competições, e não por acaso. Conforme vou detalhar neste post, nós cometemos alguns erros por falta de experiência, o que acabou dispersando o público. O formato da competição também não foi ideal, pois quem não participava das primeiras etapas não sabia se valia a pena participar das novas.

O lado positivo, porém, é que o feedback sobre as competições foi aumentando com o tempo, o que indica que a cada nova etapa nós corrigimos as falhas anteriores e melhoramos a qualidade das competições.

No restante do post eu vou descrever mais detalhes sobre a organização de cada etapa, e no fim eu vou falar sobre os planos da Liga para o ano de 2021.

No começo do ano eu e o Thiago nos encontramos, e a gente trocou umas ideias sobre montar competições de programação no portal que ele mantêm, o Neps Academy. Inclusive nessa época eu até escrevi sobre a história do portal no meu blog.

E foi aí que tudo começou. Montamos uma equipe com uma mistura de amigos pessoais e pessoas ativas da comunidade do Neps, e traçamos o objetivo de montar 4 competições ao decorrer do ano.

1a etapa

A primeira etapa aconteceu no dia 11/04, e contou com 159 usuários ativos (que enviaram ao menos uma submissão).

Como era nossa primeira competição, nossa falta de experiência fez com que alguns problemas acontecessem. Por exemplo, o primeiro deles foi que o servidor não aguentou o tráfego de tantos usuários simultâneos. Isso fez com que o portal ficasse extremamente lento, dificultando a visualização do placar, dos problemas, e da submissão de problemas.

Após o final da prova, nós elaboramos uma enquete e enviamos aos usuários para que eles nos dessem feedback sobre a etapa. O feedback foi, em geral, negativo.

2a etapa

A segunda etapa aconteceu no dia 23/05, e contou com 105 usuários ativos.

Com o pouco de experiência que ganhamos da etapa anterior, fizemos correções e tentamos melhorar a qualidade desta etapa. Aumentamos a capacidade do servidor, resolvendo o maior problema da fase anterior.

Enviamos outro formulário de feedback ao final da prova, e o feedback novamente foi negativo. Desta vez o maior problema foram os enunciados confusos.

Outro ponto levantado pelos usuários é que eles esperavam que os problemas estivessem ordenados por dificuldade. Isso não era possível por restrições técnicas (o portal ordenava os problemas da competição por ordem de inserção). Percebemos então que seria importante concertar isso antes da próxima etapa.

3a etapa

A terceira etapa aconteceu no dia 18/07, e contou com 89 usuários ativos.

Pela primeira vez nós começamos a enxergar a luz no fim do túnel. Após analisar as dolorosas críticas das etapas anteriores (e milagrosamente não desistir), nós fizemos correções e entregamos um contest mais estável.

As críticas no final do contest foram em sua maioria positiva. Elogiaram os problemas, os casos de teste, e a curva de dificuldade dos problemas.

4a etapa

A quarta etapa aconteceu no dia 05/12, e contou com 66 usuários ativos.

Depois de uma longa pausa de quase 5 meses, nós arregaçamos as mangas e voltamos ao trabalho. Com muito mais confiança no nosso processo, nós entregamos um contest bem estruturado que não obteve quase nenhuma crítica negativa.

Assim como na terceira etapa, fomos elogiados pelos problemas, casos de teste e curva de dificuldade.

Planos futuros

Enfim, chegamos na seção mais empolgante deste post. Depois das duras lições aprendidas neste ano, nós achamos que estamos prontos para encarar um desafio maior no ano que vem.

O ambicioso plano é seguir o formato das plataformas de competição internacionais, tal como CodeForces, AtCoder e CodeChef, e entregar competições com maior frequência e sistema de rating.

Isso vai demandar uma dedicação bem grande da nossa equipe, a qual é atualmente composta pelos voluntários citados lá em cima.

Como nossa criatividade é finita, nós também gostaríamos de ser abertos à comunidade, e possibilitar que qualquer interessado possa enviar seus problemas para a Liga.

Enfim, estamos na etapa de planejamento e coleta de opiniões. Tem algo que você gostaria de compartilhar conosco? O que você acha sobre sistema de rating? Quais seriam os melhores dias da semana para realizar a prova? Toda opinião é bem-vinda 🙂

E por hoje é só. Agradeço novamente aos colaboradores da Liga, e também aos que competiram e compartilharam seu feedback conosco 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.