A história do Neps Academy

No decorrer da minha jornada como competidor eu conheci muita gente online: competidores, problem setters, professores e entusiastas. Mesmo se tratando de uma competição, essa comunidade sempre me pareceu muito colaborativa. Durante os estudos, pedir ajuda aos meus “oponentes” (competidores de universidades diferentes) nunca foi um problema.

Quando me mudei para a Alemanha, no final de 2018, tive o prazer de conhecer pessoalmente uma dessas pessoas, Thiago Nepomuceno, mestre em Ciência da Computação pela UECE (Universidade Estadual do Ceará) e atualmente doutorando na FAU (Friedrich-Alexander-Universität, Alemanha).

Thiago é o fundador e mantenedor do portal Neps Academy. O portal disponibiliza diversas ferramentas para estudantes de programação: cursos em diversos tópicos da área (pagos e gratuitos), centenas de exercício de programação (com correção automática pelo juiz online), competições de programação, entre outras.

eu, Thalyson (irmão de Thiago), e Thiago Nepomuceno

Pela primeira vez no meu blog eu decidi entrevistar alguém, e ninguém melhor do que o Thiago. Neste post eu pretendo falar um pouco sobre a sua história: sua motivação, a criação e depreciação do portal CodCad, e a criação e manutenção do portal Neps Academy.

Como tudo começou: CodCad

Em 2016 Thiago era professor no colégio Farias Brito, onde preparava os alunos para participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Em uma destas aulas, ele discutiu com seus alunos sobre a diferença de oportunidades de estudo no Brasil. Enquanto em alguns colégios os alunos tinham acesso a vastos materiais de estudo e professores capacitados, em outros colégios os alunos não tinham estes recursos. “Eu tinha experimentado os dois lados, vindo de família pobre e com acesso limitado à educação e depois vivenciando a realidade dentro de uma instituição com todos os recursos disponíveis para os alunos”, diz Thiago.

Motivado em mudar essa realidade e disponibilizar conteúdo de qualidade para todos, Thiago se uniu com três de seus alunos e decidiram desenvolver o portal CodCad, em 2016. Enquanto Thiago cuidava da parte técnica do desenvolvimento do site, seus alunos Lucca, Rogério e João Guilherme criavam material para ser exposto no portal. A maior parte dos cursos do CodCad foi criada por estes três alunos.

O portal CodCad chegou a acumular mais de 10 mil usuários cadastrados, com quase 200 usuários ativos por dia. Muitos de seus usuários reportaram ter obtido sucesso em competições de programação graças exclusivamente à existência do portal.

As dificuldades

Apesar do sucesso, Thiago e seus alunos começaram a encarar as dificuldades em se manter um projeto desta escala: a complexidade técnica de manter um projeto web a longo prazo, o investimento de tempo para criar e revisar conteúdo de qualidade, nenhum retorno financeiro para compensar os gastos com servidores, entre outras dificuldades.

“A gente não tinha um plano a longo prazo e muito menos um plano de negócios, ninguém nunca tinha criado uma empresa antes. Nossa ideia inicial era que esse projeto precisava ser feito e simplesmente começamos a colocar em prática”, diz Thiago.

Como se as dificuldades não bastassem, todos os integrantes do projeto receberam propostas de trabalho/estudo em diferentes países do mundo: Rogério foi para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, Lucca foi para a University of British Columbia (UBC) no Canadá, João Guilherme foi para a Universidade de São Paulo (USP) e Thiago foi fazer doutorado e trabalhar no Fraunhofer Institute for Integrated Circuits na Alemanha.

Tudo isso resultou na difícil decisão de descontinuar o portal CodCad.

Um novo começo: Neps Academy

Pouco tempo após descontinuar o CodCad, Thiago resolveu reunir toda a sua experiência do seu projeto anterior e lançar uma nova plataforma de ensino: o Neps Academy.

Thiago diz que as principais mudanças em seu novo projeto seriam:

  1. Um código mais organizado e eficiente;
  2. Um plano de negócios sustentável.

Um dos principais motivos para iniciar um projeto novo, em vez de manter o antigo, foi o alto “tech debt”. Thiago menciona que não conhecia nada sobre desenvolvimento web quando criou o CodCad. Por não aplicar as melhores práticas de desenvolvimento web, o código se tornou muito “entrelaçado” e difícil de evoluir.

O benefício, porém, foi toda a experiência ganha durante o desenvolvimento do projeto. “A minha dica é que você comece aprendendo o básico e coloque a ideia em prática agora mesmo. No decorrer do projeto você vai aprendendo tudo que é necessário. É possível que seu primeiro, segundo ou até mesmo terceiro projeto falhem, mas uma hora vai dar certo :D”, diz Thiago.

O que mais me impressiona em Thiago é sua rotina: mantém o portal Neps Academy, desenvolve seu doutorado, e trabalha 8 horas por dia no Instituto de Pesquisa Fraunhofer na Alemanha. Quando questionado sobre como ele se mantém positivo diante de tanto trabalho e estresse, Thiago menciona a frase de um famoso ciclista que ele acompanhava quando criança:

Pain is temporary. It may last a minute, or an hour, or a day, or a year, but eventually it will subside and something else will take its place. If I quit, however, it lasts forever – Lance Armstrong

Liga de Programação 2020

Thiago tem ambiciosos planos para o ano de 2020. Seguindo o exemplo de portais internacionais tal como CodeForces (portal russo) e AtCoder (portal japonês), Neps Academy pretende ser o primeiro portal brasileiro a organizar competições regulares e manter um placar acumulado da performance dos competidores ao longo das competições.

O nome dessa competição será Liga de Programação 2020, e ela será dividida em diversas etapas durante o ano. Os interessados podem descobrir mais a respeito dela no post publicado no Neps Academy. A primeira etapa acontecerá no dia 11 de abril de 2020.

E com grande prazer eu gostaria de divulgar que eu estarei ajudando na organização destas competições 🙂

Espero que tenham gostado do post. Até mais 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.